Wednesday, January 10, 2007

MAMUTE


Acerca da matéria que estamos a dar encontrei estas imagens muito interessantes sobre os fósseis.
O mamute é um animal extinto que pertence à família Elephantidae incluída nos proboscídeos. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há apenas 4000 anos e foram muito comuns na Neolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.
Os mamutes viviam na Europa, norte da Ásia e América do Norte em climas temperados a frios. Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climatéricas do fim da Idade do Gelo. Descobertas mostram também que o ser humano teve papel fundamental sobre a extinção dos Mamutes. A descoberta mostra que o ser humano matou Mamutes para comida, vestimentos, ossos e couro para fabricação de Casas e etc. Na Sibéria descobriram-se restos congelados de mamutes em excelente estado de conservação. Esta descoberta permitiu fazer estudos genéticos e averiguar que este género é mais próximo do elefante asiático (Elephas) que do africano (Loxodonta). Actualmente especula-se sobre a possibilidade de clonar o DNA destes fósseis e fazer reviver a espécie.
Nos séculos XVI e XVII circularam relatos que descreviam manadas ainda existentes, porém, um mamute da classe Rumboso foi avistado numa região remota da Sibéria, ele estava se alimentando de peixes, sendo que os mamutes na antiguidade apenas se alimentavam de folhagens, mesmo assim se considera uma classe extinta. O Mamute se dividia em 6 espécies conhecidas, são elas: Mammuthus Trogontherii, Mammuthus Columbi, Mammuthus Primigenius, Mammuthus Meridionalis, Mammuthus Exilis e Mammuthus Imperator.

1 comment:

Anonymous said...

Acho importante por a materia que estamos a falar deste assunto